Gestão da água
A água disponível chegaria para satisfazer as necessidades mundiais se fosse gerida adequadamente, tendo em vista um aproveitamento eficaz e uma repartição equitativa.
A crise mundial da água traduz-se na sua escassez crescente da diminuição da sua qualidade em consequência da sua poluição e também das secas.
Em 2003, mais de dois milhões de pessoas não tiveram acesso ao fornecimento regular de água salubre, enquanto mais de dois terços da população mundial não dispôs de saneamento básico. Mais de 2200 milhões de pessoas, morrem todos os anos de doenças associadas á falta de água. Cerca de 6000 morrem todos os dias de doenças que poderiam ser evitadas, caso se melhorasse a qualidade da água e do saneamento.
A gestão da água tem de seguir o conceito de desenvolvimento sustentável, satisfazendo os objectivos da sociedade no presente e no futuro, assegurando também os ambientes dos recursos hídricos.
Tipos de água
Existem três tipos de água a água da chuva, água destilada e água pura.
A água da chuva é formada principalmente pela água evaporada dos mares e lagos que, ao elevar-se na atmosfera, encontra ar frio e condessa sobre a forma de gotas.
Ao cair, as gotas de água dissolvem alguns materiais da atmosfera, como sais marítimos arrastados pelo vapor de água, materiais particulados, poeiras e gases (ex: CO2) que influenciam o pH da água da chuva, que actualmente é aproximadamente 5,6.
A água destilada é, entre as de mais fácil acesso, aquela que se aproxima mais da definição de “água quimicamente pura “. É o resultado da destilação de uma água normal processo pelo qual ela é fervida, evaporada e o vapor condensado. Mesmo assim, não é completamente pura pois é impossível eliminar totalmente todos os solutos nela dissolvidos.
A água quimicamente pura, exclusivamente constituída por moléculas de água, não existe na natureza, não tem quaisquer substâncias dissolvidas e o seu pH é igual a 7.
Quando no rótulo das garrafas se lê “água pura”, significa água sob ponto de vista alimentar e não quimicamente pura. Ou seja e a água potável a que utilizamos dia-a-dia.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário